Panasonic compra a Union Rhac e muda estratégia de atuação no país.

Data: 13/09/2017

Panasonic compra a Union Rhac e muda estratégia de atuação no país.

 O grupo japonês Panasonic acaba de trazer para o Brasil a estratégia de se tornar um prestador de serviço além de apenas fornecedor de equipamentos. Isso foi feito por meio da aquisição da Union Rhac (UR), companhia de engenharia de sistemas de cogeração, geração de energia elétrica e sistema de resfriamento através de chillers por absorção.

Segundo a Panasonic, a empresa conta com mais de 80% do mercado brasileiro do segmento, com oferta de projetos do tipo para grandes prédios comerciais e para indústrias. A receita da UR em 2016 foi de R$ 22,3 milhões. Para o presidente da Panasonic do Brasil, Michikazu Matsushita, no entanto, é possível dobrar esse número até 2019, inclusive aproveitando a carteira de clientes que a Panasonic já detém.

A negociação para aquisição levou oito meses e foi finalizada este mês, disse o presidente do grupo. A ideia, por ora, é manter a marca e o comando da UR, mantendo José Carlos Felamingo como presidente. O entendimento, diz Matsushita, é aproveitar a boa reputação da marca.

O grupo não informa o valor do acordo, mas Matsushita destaca ser a união de um portfólio de qualidade detido pela Panasonic com a possibilidade de encontrar uma empresa com um bom protocolo de serviços, que envolve desde a instalação do projeto até a prestação de serviços de manutenção.

A Panasonic informou que a empresa continuará atuando de forma independente na sede em Barueri, mas respondendo à matriz do Japão e à filial brasileira. Atualmente, o grupo japonês já atua com produtos GHP (Gas Heat Pump), enquanto a UR fornece chillers por absorção, em um exemplo do que a administração entendeu ser uma maneira de crescer a oferta

O executivo não abriu o tamanho da participação do Brasil no faturamento do grupo, mas revelou que, além de ter crescimento neste ano, a unidade brasileira segue sendo rentável. A Panasonic apontou o Brasil como o país latino com maior demanda por condicionadores de ar comerciais.

 

http://www.valor.com.br/empresas/5115136/panasonic-compra-union-rhac-e-muda-estrategia-de-atuacao-no-pais

Voltar